Importancia
A engenharia de produção, ao enfatizar as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, ocupa-se das atividades de projetar processos produtivos, viabilizar estratégias produtivas, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza.
Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade das empresas e, por conseguinte, do país.
Ergonomia é um conjunto de conhecimentos sobre o homem no trabalho que busca influenciar a concepção de instrumentos, máquinas, sistemas informáticos e sistemas organizacionais, segundo critérios de saúde e de eficiência. A necessidade de fazer uma análise minuciosa das condições de trabalho, para se estabelecer nexo causal entre doença e trabalho ou para melhorar o sistema produtivo, não tem sido adequadamente cumprida por falta de profissionais capacitados teórica e metodologicamente para realizar estudos e análises sistemáticas de situações reais.
Freqüentemente realizam-se análises ergonômicas parciais (limitadas às relações imediatas entre o indivíduo e o posto de trabalho), deixando de lado vários outros aspectos da situação de trabalho, importantes tanto para se estabelecer o diagnóstico quanto para adotar medidas preventivas.
Através de uma metodologia participativa, a intervenção ergonômica é construída de forma a recuperar a experiência dos trabalhadores, quer no momento do diagnóstico dos problemas quer para propor soluções.
Essa abordagem possibilita orientar a concepção de sistemas do trabalho que preservem a saúde dos trabalhadores e garantam a eficiência da produção. As análises ergonômicas permitem identificar múltiplas disfunções que geram problemas de qualidade, atrasos, paradas de máquinas e perda de produtividade.
A importância da ergonomia e da análise ergonômica do trabalho é crescente devido à sua contribuição