A IMPORTANCIA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROJETO DE
EXTENSÃO “CÍRCULO DE LEITURA” DA FACULDADE
DE VIÇOSA.
Carla Cristina Silva1
Vivianne D. A. Andrade <vivianne@fdvmg.edu.br2
Denise Maria Nery Euclydes <dmnery@ufv.br>3
Faculdade de Viçosa
R. Dr. Milton Bandeira, 380- Centro- CEP36570-000- Viçosa, MG
RESUMO
Nesse estudo apresenta-se uma breve discussão sobre a necessidade de reconhecer entre os universitários da
Faculdade de Viçosa, como a leitura é vivenciada e quais são os principais problemas que se apresentam em detrimento das dificuldades originárias da falta de hábito de leitura. Percebeu-se que embora gostem de leitura, poucos consolidaram o hábito e isto tem se refletido no momento de exposições e interpretação de textos acadêmicos.
INTRODUÇÃO
Vários autores vêm discutindo a dificuldade de os brasileiros apresentam no momento de realizar leituras, a falta de “intimidade” com o material impresso, e as conseqüências vivenciadas pelos estudantes durante a formação ou curso superior. Nesse projeto, considera-se que o ler é algo vital no processo de produção textual, e que o período de formação profissional deve permitir o desenvolvimento dessa habilidade. A leitura é uma forma de aquisição de conhecimentos que são necessários para qualquer indivíduo em sua sociedade, seja para desenvolver novos conhecimentos, seja para compreender o mundo. Assim a leitura está imbricada no processo de construção do saber. Pode-se afirmar que temos a necessidade de desvendar os caracteres, letreiros, números e notícias, e com isso estamos diante do novo e do desconhecido.
Como afirma Rangel (1990) “a leitura é a parte essencial do trabalho, do empenho, da perseverança, da dedicação em aprender”.
São inquestionáveis a importância do universo mágico e encantador que os livros têm para os estudantes, seja qual for o nível de ensino que ele esteja. Conforme sugere Rudio (2003) que 80% do conhecimento adquirido advém das leituras que fazemos do mundo