A efetividade do eca: desafios e possibilidades no creas
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E SUSTENTÁVEL
DARLENE DA CONCEIÇÃO LACERDAS
WILMA ALMEIDA
A EFETIVIDADE DO ECA:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CREAS
IRECÊ – BA
2009
DARLENE DA CONCEIÇÃO LACERDAS
WILMA SOUZA SANTOS ALMEIDA
A EFETIVIDADE DO ECA:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CREAS
IRECÊ – BA
2009
AGRADECIMENTO
Agradecemos a Deus, pela oportunidade de chegar até o fim desta etapa, temos certeza que em cada momento triste ou alegre Ele se fez presente, mostrando caminhos e nos enchendo de sabedoria para fazer da nossa liderança um instrumento de solidariedade, a fim de ajudar os mais necessitados.
A orientadora, Professora Iracema Lemos, pela segurança e tranqüilidade que esteve conosco quando discutíamos o tema. Certamente nos tornamos amigos e mesmo distantes temos sempre a lembrança de uma mulher simples que tem muito a dar.
A todos os professores que participaram deste processo, o nosso muito obrigado. Ao conhecê-los só obtivemos ganhos. A Faculdade do Sertão em Irecê, na pessoa de Jorge Rodrigues – Diretor por disponibilizar o espaço. Aos companheiros (as) do curso de Pós-Graduação, é impossível esquecer uma turma tão dinâmica e tão amiga. Sejamos bons líderes e bons amigos sempre.
LACERDAS, Darlene da Conceição e ALMEIDA, Wilma. A EFETIVIDADE DO ECA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CREAS . Monografia (Pós-Graduação em Gestão Pública Sustentável) FACIBA – Faculdade de Ciências da Bahia e ÊNFASE - Centro de Estudos e Pesquisas, Irecê.
RESUMO
O Estatuto da Criança e dos Adolescentes completa dezenove anos de existência e ainda sofre uma série de críticas por parcela da sociedade que ainda resiste à mudança de paradigma e relação a criança e ao adolescente. Para muitos é mais cômodo continuar vendo as crianças e adolescentes como “menores”, ou seja,