Violencia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho versou sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e o trabalho realizado de enfrentamento. Para tanto, foram utilizados como fonte de pesquisa: Internet, livros e produções específicas da área.
Apresenta-se com o objetivo de demonstrar a questão da violência contra crianças e adolescentes como algo cultural determinado pela relação de poder e o trabalho realizado para efetivação dos direitos desses sujeitos diante de tal demanda.
Na atuação junto a esta demanda, se faz necessário um trabalho de reconhecimento da realidade vivida por esses sujeitos, além de um acompanhamento sistemático com as famílias na busca de fortalecer os vínculos familiares na perspectiva de superação e rompimento da violência.
Além da introdução o trabalho encontra-se dividido em: Conceito da Violência Sexual, como forma de compreender a questão da violência nos mais diversos aspectos que a englobam; Histórico da violência, entendendo o contexto histórico que a envolve assim como questões culturais de gênero, idade e poder, observando também lutas e conquistas por direitos; O CREAS na realização e prestação de serviços diante dessa demanda; O Programa Sentinela, realizado no âmbito do CREAS, atendendo as demandas do município e da região de abrangência, e por fim o trabalho do Assistente Social junto à violência sexual contra crianças e adolescentes e sua importância no trabalho junto à família.
Portanto, diante dos temas aqui apresentados, torna-se possível uma compreensão sobre a questão da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, assim como os serviços que buscam por romper com tal ciclo.
DESENVOLVIMENTO
A violência sexual contra crianças e