Analise De Risco Laboratorio De Usinagem
CAMPUS DE JOAÇABA
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JULIAN PASQUALOTTO
RAFAEL FRIZON
ROBERTO CARLOS JOHANN
SANDRO SZKUDLARECK
ANALISE DE RISCO DO LABORATORIO DE USINAGEM
Joaçaba
2015
JULIAN PASQUALOTTO
RAFAEL FRIZON
ROBERTO CARLOS JOHANN
SANDRO SZKUDLARECK
ANALISE DE RISCO DO LABORATORIO DE USINAGEM
Analise feita como parte das exigências da disciplina Higiene e Segurança Industrial, do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
ORIENTADORA: ADRIANA BIASI VANIN
Joaçaba
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará os riscos existentes em um laboratório de usinagem, mais precisamente em um torno mecânico, bem como relatará as possíveis melhorias no quesito segurança. Assunto abordado com clareza na norma regulamentadora NR12. O principal objetivo da norma é garantir inerentemente máquinas e equipamentos seguros, ao exigir informações completas sobre transporte, utilização, manutenção e eliminação.
NR-12 E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS
Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.
CINCO MELHORIAS NO LABORATORIO DE USINAGEM EM UM TORNO MECÂNICO
1. Instalação de um sistema de proteção tipo sanfona nos barramentos de