presença de riscos ergônomicos em laboratòrio
NOMES: REGINA C¹, TEIXEIRA DS², SIQUEIRA F¹
Risco ergonômico é todo o fator que possa impedir ou interferir, nas características de um trabalhador, causando sérios problemas, que possam afetar a saúde de um indivíduo. Assim como; esforço repetitivo, mobiliário inadequado(cadeira, mesas,bancada, etc), que obriga a adoção de posturas incorretas, do corpo, durante a jornada de trabalho, equipamentos com defeitos, jornadas prolongadas de trabalho, com freqüente realização de horas extras; ausência de pausas durante a jornada de trabalho, etc.
OBJETIVO :relatar a importância do auto cuidado, para a prevenção de riscos ergonômicos em laboratório de análises clínicas.
METODOLOGIA: O trabalho foi desenvolvido através de levantamentos bibliográficos em artigos científicos e revistas de saúde acerca do assunto, foi consultado, no Google acadêmico
Riscos ergonômicos, encontrados em laboratório de análises clínicas, são postura inadequada; quando o mobiliário é inadequado, exemplo: ( cadeira muito baixa, mesa alta, bancadas baixa), que não é confortável, para o trabalhador, levantar peso, jornada longa de trabalho, repetitividade de movimentos, rotina intensa de trabalho, estresse, monotonia, controle rígido de produtividade(trabalha sem pausa), são fatores para tais riscos. Esses riscos, podem gerar distúrbios, psicofisiológicos, ou seja, psicológicos e fisiológicos causando sérios danos a saúde como também pode comprometer a produtividade de um laboratório e a segurança de toda a equipe, uma vez que produzem alterações no organismo como: (LER) lesão por esforço repetitivo e (DORT) distúrbio osteomusculares relacionadas ao trabalho, cansaço físico, dores musculares, hipertensão, diabetes, doenças nervosa, taquicardia, gastrite, ulcera, ansiedade, problemas na coluna, etc.
Para evitar que estes riscos, comprometam as atividades, do laboratório e a saúde dos membros é necessário o ajuste nas condições do trabalho