gfdgfd
Solos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná por meio do uso de técnicas subjetivas e objetivas de análise. Os resultados revelaram que os principais aspectos ergonômicos que estão envolvidos na manutenção dos laboratórios analisados estão relacionados às condições de trabalho, como: ruídos em níveis elevados, grandes quantidades de partículas em suspensão e posturas inadequadas.
Introdução
A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla devido a presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura (mufla e estufa), radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos.
As causas para ocorrência de acidentes nos laboratórios são muitas, mas resumidamente são instruções não adequadas, supervisão insuficiente do executor e/ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas, alterações emocionais e exibicionismo. Os acidentes que advém dessas causas geralmente são intoxicações, queimaduras térmicas; químicas; choques elétricos; incêndios; explosões, contaminações por agentes biológicos e interações com radiações.