Riscos de auditoria
CURSO:
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RONALDO AGUIAR DOS SANTOS JUNIOR
AUDITORIA INDEPENDENTE
RISCO DE AUDITORIA
CASTANHAL – PA
2011
RONALDO AGUIAR DOS SANTOS JUNIOR
AUDITORIA INDEPENDENTE
RISCO DE AUDITORIA
Trabalho apresentado como requisito parcial de Avaliação do II NVA da disciplina Auditoria I do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Castanhal.
Professor: Prof. Esp. Ruy Collyer Pontes.
CASTANHAL – PA
2011
INTRODUÇÃO Com a crescente globalização, surge um mercado cada vez mais exigente e competitivo, passando a atribuir as empresas um maior grau de responsabilidade no que tange as informações contábeis que visam atender tanto usuários internos como externos que objetivam uma precisa tomada de decisão. Sendo assim surge a auditoria para emitir uma opinião independente agregando maior credibilidade e confiabilidade as demonstrações contábeis tendo em vista avaliação da situação financeira e econômica das entidades. No entanto essa auditoria ao ser realizada carregam certas possibilidades de riscos que venham a afetar a emissão da opinião, logo o auditor deve analisar ainda em sua fase de planejamento todos esses possíveis riscos para que então ao emitir a opinião, a mesma seja precisa e confiável.
RISCO DE AUDITORIA O auditor independente ao realizar seu trabalho, deverá antes de tudo ter planejado o mesmo em consoante a normas referentes à auditoria, normas contábeis e princípios fundamentais de contabilidade, tudo dentro do prazo estabelecido contratualmente com a entidade. Este planejamento deve envolver conhecimento sobre as atividades, fatores econômicos, legislações aplicáveis, operações da entidade e o nível geral da competência da administração entre outros. Tal planejamento já vem previsto em Norma referentes ao trabalho do auditor independente como citado na NBC –T 11:
11.4.1.11. O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia