Auditoria baseada no risco
1. Introdução ..............................................................................
2. Auditoria baseada no risco ………………………………… 2.1 Conceitos …..…………………………………………. 2.1.1 Auditoria Interna …..…...…………………………... 2.1.2 Risco …...……...………...…………………………...
2.2 Objectivos da auditoria interna …………………………...
3. O Risco no processo de auditoria interna ………….…...…..
4. Comparação entre o velho e o novo paradigma ……………
5. O valor da Auditoria baseada em risco (ABR)……………..
6. Influência do risco na orientação da Auditoria……………..
7. Conclusão …………………………………………………..
5. Bibliografia…………………………………………………. 03
04
04
04
04
04
05
06
06
07
09
10
1. Introdução
Com a crescente internacionalização e globalização da Economia, o aumento da competitividade e as constantes alterações no ambiente de negócios, aumentou a importância das actividades de gestão de risco e governação. Assim sendo, no contexto de dinâmica e complexidade, a Auditoria interna baseada no risco surge como um instrumento alinhado com a estratégia da entidade, que incorpora a gestão de risco no processo de Auditoria Interna, contribuindo para um processo eficaz de gestão de risco.
Ao longo desta dissertação traçamos a evolução do paradigma da Auditoria interna, com particular análise e contraste entre o anterior paradigma, baseado no controle e o actual paradigma, baseado no risco, salientando também o impacto desta transição no perfil dos Auditores internos. Abordamos a evolução da gestão de risco nas organizações, relevamos o papel assumido pela Auditoria interna no processo de gestão do risco, bem como apresentamos o mapa de riscos como ferramenta que integra a gestão de risco e auditoria interna. O processo de Auditoria interna baseado nos riscos de negócio foi abordado, quer ao nível do planeamento anual, quer ao nível do planeamento execução e reporte da Auditoria individual.
2. Auditoria Interna baseada no risco