Auditoria
Aula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel. Cause boa impressão, imprima menos.
AULA 01 - Auditoria baseada em riscos
Objetivo: Para melhor compreensão da Auditoria Baseada em Riscos (ABR), esta aula trará conceitos básicos e um breve histórico da utilização dela como ferramenta de gestão, construindo o processo de gerenciamento do risco nos serviços por meio da auditoria em saúde.
A auditoria baseada em riscos é um tipo de auditoria interna baseada em monitorar as áreas da instituição de serviços de saúde sob a perspectiva da gestão do risco (financeiro, da qualidade, ambiental, da segurança da informação, da segurança e saúde no trabalho), propiciando atividades de monitoramento e controle das ações (ABNT, 2009). Foi iniciada em busca de identificar, medir e priorizar a avaliação do risco nas diversas áreas da organização. Pensando no conceito de risco, entende-se como a possibilidade medida ou estimada de dano, doença ou morte causada por uma fonte de perigo em um indivíduo a este exposto (FELDMAN, 2009).
Tem-se dois tipos de risco: Risco real: é aquele estatisticamente medido e calculado, caso se disponha de todos os dados que conduzem a ocorrência de determinado evento indesejado. Também é denominado risco objetivo (FELDMAN, 2009). Risco percebido: é o notado pelo indivíduo, independente ou não dos valores encontrados pela análise científica (FELDMAN, 2009).
Na saúde, as questões que definem os riscos são norteadas pelo grau do dano que o risco pode ocasionar e pelas possibilidades de sua ocorrência. As consequências podem ser amenizadas, entretanto, não tem como ser questionado