Prova de psicologia juridica
PROVA DE PSICOLOGIA JURIDICA
1 – O que é psicologia jurídica/forense ? Quais são os aspectos que o psicólogo jurídico trabalha ? (2,0 – mínimo 05 linhas).
Psicologia Juridica/Forense vem sendo entendida com uma ciência que busca colaborar para que as pessoas tenham garantidos os seus direitos em questoes que estejam envoltas com o mundo jurídico. O uso do termo “forense”sugere uma relação equivocada e direta com o tribunal, o trabalho do psicólogo forense vai muito além desse espaço e é produzido num grande contexto, instituições ou locais, como, por exemplo, em serviços específicos do sistema judicial, centros de tratamento ou reeducação para infratores, unidades de pesquisa, serviço de apoio às crianças ou às vítimas, universidades, estabelecimentos de saúde mental ou prisional, entre outros. Psicologia Forense é o estudo do comportamento desenvolvido dentro do ambiente regulados juridicamente, assim como da evolução dessas regulamentações jurídicas e de como os grupos sociais desenvolvem-se nesse processo. Os principais aspectos que o psicólogo forense atua são: Psicologia do testemunho; Obtenção de evidencias delituosa; Compreensão do delito; Informação forense a seu respeito; Reforma moral do deliquente; Higiene Mental. É a ciência que trata da aplicação de todos os ramos e saberes da psicologia para responder as perguntas da justiça.
2 – No texto que foi trabalhado no seminário “Psicologia na Vara da Família”, a Lei n.12.318, que trata da SAP – Síndrome de Alienação Parental, discorra a respeito desse assunto, exemplifique e qual o papel do psicólogo nessa situação? (1,0)
A SAP ocorre quando há uma separação de um casal, e um genitor possui a guarda da criança e ela usa a criança para se vingar do outro genitor. O genitor que usa desse comportamento é chamado de genitor alienante e o outro é genitor alienado. O genitor alienante começa a falar mal do outro genitor denegrindo a imagem, criticando,