Serigrafia
Serigrafia
Tecnologia dos materiais - Prof º André Luís Marques
Alunos: Camila Sanzi, Cariton Gomes e Thays Pereira
Porto Alegre
2011
Definição
A arte de estampar é um processo de impressão que tem registro histórico datado de mais ou menos 3.000 anos antes da era cristã; esse registro é o selo real com o qual as monarquias imperiais da Ásia Menor davam valor de documento a um escrito. Também, a arte de estampar foi muito desenvolvida no Egito usando-se tecidos que recebiam a impressão através de gravações efetuadas em placas de madeira. Em sua Língua, os gregos antigos denominavam serigrafia como serikos graphein (seda + desenho), mas não eram mestres nesta arte. Já a estampa de textos iniciou-se na China e teve um desenvolvimento artístico tão fenomenal que veio a influenciar a Europa; ainda na China, iniciou-se a utilização do tecido de seda (daí o nome silk utilizado pelos anglo-saxões quando se referem a tal processo) para impressões múltiplas, ou em série (no inglês: serial) de uma imagem.
No Brasil apenas a partir dos anos de 1970 que começa a ser usado este processo de telas de poliéster ou de náilon como matriz.
Tipo de Matriz
Permeografia: impressão realizada mediante uma matriz permeável. Os elementos que serão impressos que serão impressos são formados por áreas permeáveis ou perfuradas da matriz, como na serigrafia.
Forma de transferência direto Tipo de tinta
Fosca Sintética Boa para impressão sobre papel, cartolina, madeira, cristal, metais e também para qualquer tipo de matriz.
Sintética Brilhante Mesmas características de tinta sintética fosca. Muda apenas o tempo de secagem, ela demora mais para secar, levando de 4 a 6 horas, dependendo da áreas impressa.
Vinílica Fosca e Brilhante Imprime sobre plásticos adesivos, embalagens, entre outros. Seca por evaporação, podendo ser acelerada com uma boa ventilação e é resistente à manipulação.
Acrílica Para ser