Processo de ensino em matemática no 6º
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BELO JARDIM – FABEJA
Joel Pacheco
Alison Almeida
PROJETO
BELO JARDIM – PE
2012
Introdução
No contexto atual, o processo de ensino de matemática, ao que parece, não está satisfazendo ao professor e nem ao aluno.
Tendo o professor a necessidade de aplicar os conteúdos, as definições, regras, procedimentos e problemas para cumprir o cronograma escolar, o mesmo tem se deparado com algumas adversidades: falta de materiais pedagógicos, carga horária excessiva, sala de aula com quantidade de alunos acima do ideal, alunos com problemas comportamentais e deficiências no processo de ensino aprendizagem.
Com base na realidade vivenciada pelo o professor, nos deparamos também com o outro lado do processo: o aluno, este muitas vezes é oriundo de salas de aula muitiseriados onde a aprendizagem é quase sempre abaixo do esperado, encontram professores com formação pedagógica inadequada e passam a conviver com mudanças na metodologia de ensino, o que lhe causam um choque, uma vez que vão conviver com vários professores um para cada disciplina especifica, além disso, esses alunos vêm da zona rural e encontram inúmeras dificuldades para se adaptar a nova realidade escolar. Há ainda um fato preponderante para esses alunos que é a ausência dos pais no acompanhamento no processo de ensino aprendizagem, gerando grandes interferências na vida escolar do aluno.
Relataremos a partir deste projeto situação do processo de ensino aprendizagem em matemática do 6° da Escola Marechal Cordeiro de Farias, que não difere da realidade apresentada, uma vez que a escola não consegue e não tem suporte para solucionar ou minimizar essas dificuldades mesmo com algumas melhorias, a mesma ainda não e capaz de solucionar todos esses problemas.
Em função de todas as informações apresentadas, encontramos a necessidade de pesquisar sobre a problemática apresentada, com o propósito de além detectar os