Agros
Este trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Introdução às ciências Sociais. Nele, relaciono vários filósofos, explicando a classificação das ciências fundadas ou apenas estudadas por cada um deles. Actualmente é indispensável o conhecimento “passado” por estes cientistas para a nossa cultura, educação, saúde, etc. Cada um deles teve e tem um “papel” fundamental no nosso passado, no presente e no futuro.
Francis Bacon (1561 – 1626)
Biografia
Francis Bacon foi um político, filósofo e ensaísta inglês. É considerado como o fundador da ciência moderna.
Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.
O pensamento filosófico de Bacon representa a tentativa de realizar aquilo que ele mesmo chamou de Instauratio magna (Grande restauração). A realização desse plano compreendia uma série de tratados que, partindo do estado em que se encontrava a ciência da época, acabaria por apresentar um novo método que deveria superar e substituir o de Aristóteles (filosofo grego).
O conhecimento científico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza.
Classificação das ciências (proposta de Bacon)
Podemos observar que, embora exista maior unificação, a classificação de Bacon se represente, também, de algumas falhas, sendo a principal delas o critério adoptado. Para todas as ciências são empregadas todas as faculdades humanas. Por outro lado, a história, abrigando em um mesmo quadro preocupações de ordens tão distintas, não poderia jamais ser compreendida em seu verdadeiro sentido.
André-Marie Ampère (1775-1836)
Biografia
André Marie Ampère foi um físico, um matemático francês e professor de física, química e matemática. Pela sua reputação como óptimo professor e