RISCO DE AUDITORIA
CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA
Ano: 3 Docente: dra. Epifânia J. Francisco
Semestre: 2 Ano Acadêmico: 2014
Horas Semanais: 4 Cadeira:Planeamento de Auditoria
Risco em Auditoria
Ao realizar uma auditoria o auditor depara-se com cinco tipos de riscos:
Risco o compromisso – o risco que o auditor corre ao estar associado a um determina cliente (ex: perda de reputação, incapcidade do clente pagar os honorários ou potencial de litigação). Uma vez que a auditoria que a auditoria é efectuada numa base de amostragem, e em certa maneira, na integridade do orgão de gestão, podemos dizer que, pelo menos em termos teoricos, a clientes que o auditor nao deveria aceitar. Neste risco é importante salientar que o auditor opera num mercado livre e assim a escolha de um auditor é baseada nos seus honorarios, no servico prestado, no pessoal com que ele trabalha, no conhecimento que ele tem do mercado em que a empresa opera e na capacidade de atender as solicitacoes do cliente.
Risco de auditoria – o risco do auditor expressar uma opinião inapropriada sobre as DF’s. O auditor precisa avaliar as necessidades dos utilizadores da informação financeira para minimizar o risco de auditoria e formular um julagamento sobre a materialidade.
Risco de negócio – o risco que afecta as opoeraçõs e os resultados das organizações (ex: conjuntura economica favoravel ou desfavoravel, mudanças tecnológicas, concorrentes, localização geografica, complexidade das transações). Todas as orgazações tem subjacente um risco de negócio, o orgão de gestão pode majorar ou mitigar esse risco.
Risco das DF’s – o risco relacionado com as transações e a apresentação das df’s (ex: subjectividade na contabilização de imparidade dos activos, estimatimiva de vida util, contabilização de provisões, bem como a eficácia do controlo interno na prevenção e dectenção de erros e fraudes, etc).
Risco de Amostragem – o risco que o auditor corre ao extrapolar as