Auditoria e gestão de riscos
AVALOS, José Miguel Aguilera. Auditoria e Gestão de Risco; Instituto Chiavenato (org). – São Paulo; Saraiva, 2009. 5 capítulos; 173 p.p.
José Miguel Aguilera Avalos, contador e mestre formado pela PUC-SP, é profissional ligado à Auditoria Interna e Controladoria em corporações de São Paulo e outros estados, bem como professor de Contabilidade e Auditoria em cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e Controladoria.
O autor expõe, de forma objetiva, os conhecimentos básicos da auditoria do planejamento e avaliação dos sistemas de controles internos à execução das tarefas realizadas dentro das organizações e aborda a importância da avaliação de riscos para o processo de auditoria e passa por questões de grande relevância para a área como COSO e a Lei Sarbanes-Oxley.
Na opinião do autor, é fundamental que o técnico, além dos conhecimentos pragmáticos suficientes ao exercício da profissão, seja formado intelectualmente e esteja preparado para, de forma independente, ajudar na solução dos problemas gerenciais, de acordo com as doutrinas pertinentes a cada caso, e não com base em instruções “casuísticas” que, quase sempre, buscam atingir propósitos alheios aos fenômenos propriamente patrimoniais que atingem as unidades econômicas.
Não pretende o autor fixar qualquer linha específica de raciocínio, mas, sim, dirigir o leitor por entre um número extremamente significativo de orientações e tendências.
Menciona contribuições novas e também mais antigas de autores como Antônio Lopes de Sá, José Carlos Marion, Heldom Hendriksen, Kenetts Most, Maatesich, Watt e Ziemermann, entre outros, que foram comentados quando o assunto em questão requeria, sem que, todavia, significasse qualquer tipo de alinhamento; de todo modo, o autor deixou claro na obra ao emitir sua própria opinião.
No capítulo 1 das Normas e Responsabilidades Profissionais, p. 19 o autor menciona sobre a profissão do auditor que encontra-se