Risco ambientais
Câncer ocupacional é decorrente da exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos classificados como carcinogênicos, presentes no ambiente de trabalho.
Você sabe quais são os trabalhos ouocupações que mais expõem ostrabalhadores ao desenvolvimento de câncer?
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os trabalhadores que mais desenvolvemcâncer são aqueles que sofrem exposição direta e/ou indireta de:
- agrotóxicos: trabalhadores da agricultura e pecuária; trabalhadores de saúde pública; trabalhadores de firmas desinsetizadoras; trabalhadores de transporte e comércio dos agrotóxicos; trabalhadores de indústrias de formulação de agrotóxicos.
- sílica: trabalhadores do setor de minérios, indústria de cimento, cerâmica, construção civil, construção naval, fundição, entre outros.
- amianto: a maioria das indústrias dos países de economia periférica utilizam o amianto como matéria prima. Vale lembrar que o Brasil é o quinto maior produtor de amianto no mundo.
- radiação ionizante: trabalhadores da indústria nuclear, trabalhadores da saúde (hospitais, clínicas e laboratórios que trabalham com aparelhos que emitem radiação).
- radiação solar: trabahadores que ficam expostos ao sol, sem proteção.
- benzeno, xileno e tolueno: indústria química, carbonífera e de combustíveis, trabalhadores de postos de combustível, motoristas de ônibus, táxis e outros veículos automotivos.
Muitas vezes, a exposição a esses agentes isoladamente não caracterizará o surgimento de um novo câncer. No entanto, o efeito desses agentes tóxicos pode ser potencializado se for somado à exposição de outros fatores de risco para câncer como a poluição ambiental, alimentação contaminada com agentes carcinogênicos, dieta rica em gorduras trans, consumo exagerado de álcool, os agentes biológicos e o tabagismo.
Entre os principais tipos de câncer relacionados à