Rios
01. (FATEC) Um corpo em movimento, num plano horizontal, descreve uma trajetória curva. É correto afirmar que: a) o movimento é necessariamente circular uniforme; b) a força resultante é necessariamente centrípeta; c) a força resultante admite uma componente centrípeta; d) a trajetória é necessariamente parabólica; e) a força centrípeta existe apenas quando a trajetória é circular.
02. (ITA) Uma mosca em movimento uniforme descreve a trajetória curva indicada abaixo:
[pic]
Quanto à intensidade da força resultante na mosca, podemos afirmar:
a) é nula, pois o movimento é uniforme; b) é constante, pois o módulo de sua velocidade é constante; c) está diminuindo; d) está aumentando; e) n.d.a.
03. Um corpo de 1,0kg de massa, preso a uma mola ideal, pode deslizar sem atrito sobre a haste AC, solidária à haste AB. A mola tem constante elástica igual a 500N/m e o seu comprimento sem deformação é de 40cm. A velocidade angular da haste AB quando o comprimento da mola é 50cm, vale:
[pic]
a) 6,0rad/s b) 10rad/s c) 15rad/s d) 20rad/s e) 25rad/s
04. (FEEPA) Um satélite artificial movimenta-se em torno de um planeta descrevendo uma órbita circular exatamente acima da superfície deste (satélite rasante). Então, se R é o raio do planeta e g a ação gravitacional sobre o satélite, a sua velocidade linear tem módulo igual a: a) (R g)1/2 b) (R/g)1/2 c) (g/R)1/2 d) g/R1/2 e) R/g1/2
05. (FAAP) Um corpo preso à extremidade de uma corda gira numa circunferência vertical de raio 40cm, onde g = 10m/s2. A menor velocidade escalar que ele deverá ter no ponto mais alto será de: a) zero b) 1,0m/s c) 2,0m/s d) 5,0m/s e) 10m/s 06. (FATEC) Uma esfera de massa 2,0kg oscila num plano vertical, suspensa por um fio leve e inextensível de 1,0m de comprimento.