Rio Isar: Munique, Alemanha
Rio Isar: Munique, Alemanha
A Bacia do Rio Isar possui uma área de 9.000 m², com extensão de 270 km. Sua vazão é de 40 m³/s com variações até 25% maiores no verão. Suas nascentes estão localizadas na região alpina com altitudes de ate 2.000 m.
O projeto de revitalização teve como propósito o controle de fluxo, alargando a capacidade de retenção de agua, a melhoria ecológica dos rios através do melhoramento morfológico proporcionando a melhoria na qualidade da agua; e a recreação.
Parte do rio estava canalizada devido à construção de uma hidrelétrica. Vários diques de concreto foram construídos ao longo do rio para ajudar na contenção das cheias. Com isso o rio perdeu suas margens.
O projeto previu a revitalização do rio de forma que ele se auto-desenvolvesse. Houve a remoção dos diques de concreto, alargamento da seção do rio e aplainamento da margem. Isso permitia que o rio corresse de forma irregular.
A deposição e sólidos e cascalhos no curso do rio foi importante para devolver o habitat da fauna e flora, pois antes da revitalização, havia pouca diversidade de espécies, pois o habitat era o mesmo em todo curso e com o transporte natural dos sedimentos, diferentes habitat foram proporcionados para diferentes espécies. Isso ocorreu de forma natural devido a modificação nas margens fluviais que o rio foi sofrendo ao longo da revitalização.
Com a renaturalização dos corpos d’água, houve a introdução de peixe, melhoria na qualidade da agua e da terra, que proporcionou que a população ao redor pudesse ocupa-lo, devido a balneabilidade adquirida através de estações de tratamento ultravioleta instaladas ao longo do curso.
O projeto trouxe benefícios tanto a população quanto a diversidade de fauna e flora. A população se apropriou do rio, usando-o para natação e até mesmo surf. Houve também a instalação de tipos de habitat o que ocasionou a volta