Revitalização_de_rios_em_ambientes__urbanos

3691 palavras 15 páginas
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária

PHD2537
Água em Ambientes Urbanos –
Renaturalização de Rios em Ambientes
Urbanos

Professores
Kamel Zahed Filho
José Rodolfo Scarati Martins
Monica Ferreira do Amaral Porto
Rubem La Laina Porto

Alunos
Daniel Alarcon
Douglas Kim Ito
Frederico Abdo Vilhena
Guilherme Palfi

16/11/2009
Av. Prof. Almeida Prado, 83, trav. 2 – Cidade Universitária – CEP 05508-900 – São Paulo/SP –
BRASIL

Renaturalização de rios em ambientes urbanos
Introdução
A partir da Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, as cidades do mundo inteiro passaram por um intenso processo de urbanização, provocando um crescimento desorganizado e predatório. A ocupação de áreas de várzea de rios, o desmatamento e a impermeabilização do solo são alguns dos resultados deste processo.
A preocupação com os impactos no meio ambiente e no meio antrópico é recente. Até pouco tempo não se pensavam nas consequências desta interação entre o homem e a natureza. Em especial, no caso dos rios urbanos, estes foram planejados como meros canais desconsiderando‐se os aspectos físicos e ambientais envolvidos.
Atualmente, com o conceito de desenvolvimento sustentável como foco de qualquer interação com a natureza, a sociedade vem se conscientizando de que a água é um bem finito e sensível às ações antrópicas.
Tendências até o momento
Durante muito tempo, os projetos de engenharia visavam retificar o leito dos rios e córregos, de forma a aumentar a velocidade de escoamento e direcionar a vazão para jusante, a fim de se obter novas terras para a urbanização e diminuir os efeitos locais de cheias.
Com a realização de obras hidráulicas, o perfil do rio é diminuído e o seu leito aprofundado. O aumento da capacidade de vazão reduz a freqüência de transbordamento das cheias médias, porém

Relacionados