Rima
Magno Cesar Moreno Forgiarini
Prof.ª. Dra. Marli Custódio de Abreu
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Gestão Ambiental – GAM 0075
26/11/12
RESUMO
O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar o que são resíduos radioativos, sua classificação quanto ao seu grau de radioatividade, dar noção quanto ao seu transporte, armazenamento e o órgão Brasileiro de controle de todo e qualquer produto radioativo, em especial resíduos radioativos. Para alcançar os objetivos, foi feita pesquisa em sites na Internet e os resultados encontrados foram: tipos de resíduos quanto ao seu grau de radioatividade, formação de resíduos, órgão regulador e fiscalizador, destinação dos resíduos. Esses resultados nos permitiram concluir que dependendo do tipo de resíduo o homem está deixando um grande problema para as gerações futuras, tendo em mente que resíduo radioativo não é reaproveitável, que certos resíduos radioativos duram milhares de anos ativos.
Palavras-chave: Resíduos Radioativos. Radioatividade. Produto Radioativo
1 INTRODUÇÃO
Os resíduos (rejeitos) radioativos são formados por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade. O resíduo é gerado em processos de produção de energia nuclear, tanto em uso pacifico como em armamento nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como tratamentos e diagnósticos radiológicos e pesquisa cientifica. Rejeito radioativo é qualquer material resultante de atividades humanas relacionadas a radionuclídeos (material radioativo) em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), de acordo com parâmetros internacionais, e para o qual a utilização é imprópria ou não prevista. (HTTP://pt.wikipedia.org)
1. Órgão fiscalizador A CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear – é o órgão federal responsável pelo licenciamento e fiscalização