RI Relaçoes Internacionais
Metodologicamente esta análise se procederá num primeiro momento com a identificação das classes e frações de classes que integram esta frente política[1]. Em seguida, busca-se demonstrar a lógica que sustentou essa frente política na última década. E por fim, procura-se ilustrar de forma sumária, que as contradições no interior da ampla e contraditória frente política impedem o desenvolvimento de medidas econômicas coerentes com o desenvolvimento nacional.
A composição da frente política dos Governos Petistas
Quero nesta primeira parte do artigo identificar a composição da “frente política” de sustentação dos governos Petistas, Lula da Sila e Dilma Rousseff respectivamente. Sem tentar afirmações acabas, será plausível admitir que as classes e frações de classe que são os personagens dessa frente política são: a grande burguesia interna, o operariado urbano e a baixa classe média, o campesionato, os trabalhadores desempregados ou “autônomos” e a massa marginal.
A grande burguesia interna, fração hegemônica dessa frente política, esta distribuída em inúmeros setores da economia nacional como; na mineração, na construção pesada, na indústria de transformação, nos grandes bancos privados e nas estatais de