Exercícios sobre os textos: “Português ou brasileiro: um convite à pesquisa”, de Marcos Bagno “A pesquisa sociolinguística”, de Fernando Tarallo
DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA
Disciplina: Sociolinguística
Professor Cláudio Humberto Lessa
Grupo: Adrielle Thaís, Alice Edwirges, Ellen Ferreira, Juliana Camargos,
Mariana Storck, Nayara Morjani e Raquel Vieira
Exercícios sobre os textos:
“Português ou brasileiro: um convite à pesquisa”, de Marcos Bagno“A pesquisa sociolinguística”, de Fernando Tarallo
Questão 1:
a) A gramática Tradicional, doravante, GT tem suas origens na Grécia e no Egito, seu intuito primordial era a preservação da língua.
“Para alcançar seu objetivo, aqueles estudiosos, chamados filósofos, resolveram descrever as regras gramaticais empregadas pelos grandes autores clássicos para que elas servissem de modelo para todos os que, a partir de então, quisessem escrever obras literárias em grego. Foi assim que nasceu a gramática, palavras grega que significa exatamente “arte de escrever”. Esse campo de estudo voltado apenas para os usos literários dos grandes autores ao passado, recebe hoje, o nome de Gramática Tradicional (G.T para os íntimos)”.
Segundo a abordagem dos fenômenos linguísticos proposta pelos gramáticos Alexandrinos incorreu no que ele chama de “dois equívocos fatais”: o primeiro, na separação rígida entre língua escrita e língua falada; o segundo, na forma de encarar a mudança das línguas (que é simplesmente mudança, e não “corrupção, “ruína” ou “decadência”.
b) Segundo Bagno, a Gramática Tradicional tem sérios problemas internos. Suas regras, definições e conceitos muitas vezes são incoerente, paradoxais, confusos e até contraditórios. Fazendo com que a GT seja um instrumento defeituoso até mesmo para explicar a língua escrita literária.
c)d)Questão 7:
Tarallo propõe duas situações de investigação científica. Na segunda, supõe-se que tal investigação inicie-se no objeto de estudo. Neste caso, a teoria irá analisar os fatos disponíveis. Quando o autor afirma que "a natureza do objeto de