AS CARACTERISTICAS DAS RI
AS CARACTERISTICAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A compreensão das relações internacionais implica múltiplos desafios. O primeiro consiste em apreender a natureza dessas rela- ções sociais. É necessário identificar em que elas se diferenciam dos fenômenos que ocorrem no interior das sociedades, quais os vínculos existentes entre a realidade endógena e os fenômenos internacionais e como delimitar seu campo de observação. O segundo desafio decorre das tentativas intelectuais de definir o que são as relações internacionais. Ao eleger um caminho metodológico e explicativo, esta pesquisa procede a uma clara opção por uma abordagem concreta do fenômeno internacional. Todavia, o leitor encontrará no presente capítulo uma apresentação dos principais itinerários metodológicos de diferentes escolas teóricas.
Com efeito, as RI proporcionam, por meio da socialização dos atores, o surgimento e a afirmação de atitudes comportamentais que compõem um patrimônio comum da humanidade.
A NATUREZA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
As relações internacionais (RI) definem-se como o conjunto de contatos que se estabelecem através das fronteiras nacionais entre grupos socialmente organizados. Portanto, são internacionais todos os fenômenos que transcendem as fronteiras de um Estado, fazendo que os sujeitos, privados ou públicos, individuais ou coletivos, relacionem-se entre si.
As relações internacionais surgem quando dois ou mais grupos socialmente organizados intercambiam bens, ideias, valores e pessoas, tanto num contexto juridicamente definido quanto de maneira circunstancial e pragmática.
Descarta-se a ideia de que os estudos das relações internacionais seriam restritos à análise da ação externa do Estado. Apesar de o Estado manter uma privilegiada posição e poderes exclusivos na cena internacional, a diversificação dos temas relacionais e dos atores envolvidos corrói progressivamente sua onipotência.
A existência de agrupamentos humanos autônomos e relativamente