RI RELAÇÕES INTERNACIONAIS
No inicio do século XX os Estados Unidos viveu seu período de grande prosperidade e desenvolvimento. Os Norte-Americanos financiaram a guerra com armamentos e forneceram alimentos e vestimenta ao seu término aos países europeus. Com fim da primeira guerra mundial a economia norte-americana teve um momento de intenso crescimento, a chamada “Década da Euforia”, com tudo esse crescimento baseado no desenvolvimento tecnológico acabou criando um excesso de oferta no mercado. Essa oferta não foi acompanhada pelo consumo. O consumo entrou em declínio uma vez que o modelo capitalista acabou concentrando capitais e a grande maioria do mercado americano não tinha capacidade de compra para absorver essa produção cada vez maior. Além disso, o próprio mercado europeu entrou em um momento de protecionismo e não absorvia mais a mesma quantidade de produtos americanos.
Essa contradição entre superprodução e subconsumo acaba afetando a estrutura do capitalismo liberal, por outro lado havia uma intensa especulação financeira, o mercado financeiro estava muito animado durante a década de XX devido ao crescimento inicial das empresas americanas. Como havia uma contradição entre a economia real e o que estava acontecendo na bolsa de valores, na “Quinta Feira Negra” ocorre à quebra da bolsa de Nova Iorque, que é o grande símbolo da crise de 1929, porém não é a única razão para explicar a decadência do modelo liberal.
Diante da quebra da bolsa,os americanos entraram em um período de “Grande Depressão” na economia, falência, desemprego e crise social. Com tudo a depressão não se limitou única e exclusivamente a economia americana, uma vez que os Estados Unidos eram o centro financeiro internacional, diante dessa situação nós teremos a internacionalização dos mercados, praticamente todo o mundo entra na depressão com a exceção da União Soviética que Justamente por seu um país socialista, desenvolvia uma economia fechada e praticamente