rh1
Avaliação do desempenho é avaliação sistemática do desempenho de cada pessoa, em relação as atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados, das competências que ela oferece e do seu potencial de desenvolvimento. Serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. A avaliação do desempenho varia de forma considerável de uma organização para outra.
É um excelente meio pelo qual se identificam problemas de supervisão e gerencia, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis carências de treinamento de construção de competências e, consequentemente, estabelecer métodos e programas que melhorem continuamente o desempenho humano. Assim sendo, a avaliação do desempenho constitui um forte meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.
2. Por que se avalia o desempenho?
Todo colaborador precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo seu trabalho e fazer as devidas correções. Sem essa retroação, as pessoas caminhas às cegas. A organização também precisa saber como seus colaboradores estão desempenhando suas atividades para ter uma ideia de suas potencialidades. As principais razoes pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus colaboradores são:
Recompensas
Retroação
Desenvolvimento
Relacionamento
Percepção
Potencial de desenvolvimento
Aconselhamento.
A avaliação deve cobrir não somente o desempenho atual nas atividades, como também o alcance de metas e objetivos. Ela deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não uma análise subjetiva de hábitos pessoais.
Avaliador e avaliado devem aceitar a avaliação. Ambos devem estar de acordo que a avaliação deve trazer algum benefício para a organização e para