RH
Curso: Eletrotécnica
Disciplina: Recursos Humanos RH
Professor: Elieser
Aluna: Heloiza dos Santos Baldança Turma: 811
Comunicação no Trabalho
Milhares de profissionais preparam-se durante anos para conquistarem um espaço no mercado de trabalho e terem uma carreira promissora. Possuem currículos respeitáveis, mas isso não lhes assegura o sucesso que sempre desejaram conquistar. Em alguns casos, isso acontece porque há pessoas que têm dificuldades de estabelecer uma boa comunicação na empresa.
As pessoas que mais tem dificuldades de se comunicar são as aquelas que são tímidas, mais todos podem superar limitações da timidez para falar com propriedade, elegância e naturalidade em qualquer contexto. Reinado Passadori, professor e diretor do Instituto Passadori de Educação Corporativa, afirma "Além das diferenças pessoais, há ainda outros problemas relacionados à forma de falar, tais como a prolixidade, vocabulário limitado, erros gramaticais, problemas relacionados à voz", assinala ao se referir às dificuldades que alguns indivíduos encontram no momento de se comunicar. Há pessoas com muita informação técnica, conhecimento teórico, certificados de graduação, pós-graduação e até MBA, incluindo experiências internacionais que não decolam porque não conseguem desenvolver recursos, dentre os quais a capacidade de se comunicar em todos os níveis, quer seja para um pequeno ou grande grupo de pessoas, quer seja em uma situação formal ou informal, em um ambiente social ou profissional. E um dos principais problemas de comunicação é a diferenças pessoais.
Mais além das diferenças pessoais, há ainda outros problemas relacionados à forma de falar, tais como a prolixidade, vocabulário limitado, erros gramaticais, problemas relacionados à voz, por exemplo: velocidade acelerada, dicção ruim, volume muito baixo ou muito alto, ausência de gestos ou expressão corporal. Quaisquer dessas limitações podem complicar a vida de um