RH II
Atualmente as transformações do mundo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras incertezas que geram alta competitividade nas empresas.
Sobreviver em mercados competitivos requer estratégias e capacidade de antecipar o ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e,ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização.
Temos o objetivo mostrar idéias referentes às variáveis ambientais e a análise do ambiente organizacional interno e externo.
Ambientes Organizacionais
O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que lhe influenciam o funcionamento.
Tipos de ambiente
Microambientes: Esse ambiente compõe-se de fatores bem amplos legal/político, internacional, tecnológico, econômico e social que afetam todas as organizações.
Ambiente de tarefas: Referem-se aos fatores que interagem diretamente com a organização, quando é posta em funcionamento,fatores como clientes ,concorrentes, agências reguladoras, grupos de interesses e fornecedores.
Ambiente interno: Inclui os fatores que sofrem um controle mais direto da organização, tais como a estrutura organizacional, os recursos humanos, diretrizes, tecnologia, cultura e outros.
Complexidade e mudanças no ambiente
Complexidade do ambiente: é o número de fatores-chaves no ambiente da organização e sua semelhança.
Mudança ambiental: Referem-se á freqüência e a extensão das mudanças no ambiente da organização.
Ambiente Simples/Estável: As organizações são afetadas por um número relativamente pequeno de fatores-chave, com pouca mudança entre eles.
Ambiente Complexo/Estável: As organizações interagem com muitos fatores importantes e diferentes que não costumam mudar com freqüência ou drasticamente.
Ambiente Simples/Dinâmico: A organização interage com poucos