RH II
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração
RECURSOS HUMANOS II: qualidade de vida no trabalho, higiene e segurança no trabalho, benefícios e administração de carreira.
Aluno:
2013
INTRODUÇÃO
No cenário atual em que vivemos, é essencial tratar da qualidade de vida no trabalho, pois um gestor tem que ter a concepção de que um funcionário satisfeito é capaz não somente de fazer seu trabalho, mas também de elevar a empresa em qualidade, produtividade, conceito diante do ministério do trabalho, em pesquisas das melhores empresas para se trabalhar, criando assim, uma boa imagem para a mesma.
Este trabalho expor a importância de qualidade de vida no trabalho para os gestores e para as empresas, levando em consideração as vantagens que a saúde e bem estar na vida de um funcionário trazem para a organização, com métodos como: tratar do cliente interno (funcionário) e o cliente externo, desenvolvendo e analisando bem o desenho de cargos, entre outros métodos que serão especificados ao decorrer do trabalho.
CONCEITO
Desenvolvido em 1970 por Louis Davis durante um projeto sobre desenho de cargos, o termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é hoje, um dos mais questionados itens, mediante sua importância, dentro de uma organização.
Para Louis David, qualidade de vida no trabalho refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.
As empresas utilizam esse conceito também como uma estratégia visando a qualidade e produtividade da organização, pois uma vez que os funcionários se sentem realizados, satisfeitos e adequadamente remunerados, sua motivação para desempenhar um bom trabalho é maior. Sendo assim, se o funcionário (cliente interno) está satisfeito, o consumidor (cliente externo) também estará, pois