Estudo de caso Big Dig
ESTUDO DE CASO BOSTON
DADOS GERAIS
A construção teve início em setembro de 1991, com duração de cerca de 20 anos.
Inicialmente, o projeto foi
patrocinado por empresários e comerciantes da região, mas devido a grande repercusão que o Projeto teve, a Prefeitura ajudou no seu desenvolvimento.
PROPOSTA GERAL
O Projeto visava a diminuição do enorme congestionamento e a melhoria da mobilidade, e consequentemente a melhoria do meio ambiente e da poluição atmosférica, através da demolição das seis pistas elevadas, chamadas de
Artéria Central, e construindo uma via expressa subterrânea (túneis) possuindo entre 8 e 10 pistas, 2 novas pontes sobre o Rio Charles, a extensão da I-90 através de um túnel para o Aeroporto de Logan, além de parques, áreas verdes e revalorizar regiões como a que cerca o porto, uma área que se deteriorou com a construção do elevado.
ASPECTOS FUNCIONAIS
Devido a grande melhoria de trânsito e reduções substanciais no tempo percorrido, o total de veículos/horas de viagem nas rodovias do projeto, caiu em
62%, além da redução de 12% nos níveis de monóxido de carbono em toda a cidade.
Houve também uma redução de
42% a 74% no tempo de viagem ao Aeroporto, no horário de pico, dependendo da direção e hora do dia.
ASPECTOS FORMAIS
O novo "gap verde" chamado Rose Kennedy
Greenway a qualidade dos espaços públicos são complementadas por um programa de atividades recreativas em conselho com a Fundação que promove a conservação.
ANTES
DEPOIS
ASPECTOS TECNOLÓGICOS
Na construção do Túnel Ted Williams, nos 1,2 quilômetros debaixo
d´água, do total de 2,5 quilômetros de extensão, foi utilizado doze seções de tubo de aço, cada uma mais longo do que um campo de futebol, sendo afundados em uma vala, e ligados entre si.
O sistema de ventilação do projeto é um dos maiores sistemas de
ventilação do túnel rodoviário do mundo.
Os túneis são monitorados por um sistema de resposta