Rh ii apostila
Gestão de Pessoas II
1 – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS O primordial é definir, antes de tudo o mais, o que é tarefa, função e cargo, para que possamos compreendê-los e distingui-los com clareza. Conceito de tarefa, função e cargo: “A tarefa existe como um conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim.” (Marras, 2000, p. 94).
São atividades atribuídas a um ocupante do cargo para alcançar um determinado resultado. Quando tarefas suficientes se acumulam para justificar um emprego para o trabalhador surge à função. Já a atribuição é considerada uma tarefa menos braçal e mais mental (nível burocrático). Portanto, “a função é um conjunto de deveres, tarefas e responsabilidades que requerem os serviços de um indivíduo”. Desse “ponto de vista, pode-se dizer que numa organização existem tantas funções quantos empregados.” (Marras, 2000, p. 94). Ela é uma posição definida na estrutura organizacional à qual cabe um conjunto de responsabilidades afins e relacionamentos específicos e coerentes com a sua finalidade. O cargo, este surge quando há um conjunto de funções similares na sua maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que as compõem. (Marras, 2000, p. 94).
Geralmente se agrupam funções equivalentes em cargos para diminuir o número de descrições e comparações. O número maior ou menor de cargos depende da conveniência e da política da empresa, conforme ela deseje mais precisão com maior custo ou menos precisão com menos custo. Isso é decidido pelos executivos de alto nível. O desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos; as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização. É o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um específico cargo.
Desenho de Cargo:
Estabelecer conjunto de