Rh Dp
O processo de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, tais como Descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança do trabalho, etc. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: agrega pessoas, ou seja, inseri-lás no processo. Aplicar pessoas - orientar e acompanhar as pessoas avaliando seu desempenho; Recompensar as pessoas - salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – treinamentos manter pessoas, dar suporte para que elas se sintam bem dentro da organização; Monitorar pessoas - acompanhar e controlar as atividades.
Esses processos são dependentes um do outro, e devem ser geridos de forma a se completarem.
A ARH deve contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo seu ramo de negócio, para ajudá-la a cumprir suas metas, proporcionando competitividade à organização, valorizando as habilidades de seus colaboradores, incentivando-os a terem compromisso e respeito com a organização, e também de forma contrária, dando a eles em troca, visto que essa parceria funciona com trocas, as pessoas precisam e devem perceber que estão sendo valorizadas.
As mudanças não devem ser impostas, mais sim trabalhadas, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma.
PROVISÃO
Pesquisa de RH – Tem o intuito de verificar constantemente como anda o mercado de trabalho, como os concorrentes estão tratando os seus próprios funcionários no que diz respeito ao salário, benefícios, ambiente de trabalho, qualidade de vida, clima organizacional e tudo aquilo que envolva as práticas do RH.
Recrutamento – Adotar estratégias para captar externamente no mercado ou internamente dentro da empresa pessoas com o perfil exigido pela organização.
Seleção – Geralmente quando a empresa