Peça por um item
Vida
O filósofo possuía um caráter melancólico, sua família era da alta nobreza ,recusou-se a intervir na política, manifestou desprezo pelos antigos poetas, era contra aos filósofos de sua época e até contra a religião. transmitia seus ensinamentos em forma de jogos de palavras e charadas que levavam as pessoas a pensar, refletir..
*o obscuro
>por ter algumas ideias meio confusas recebeu o apelido de “O Obscuro”.
*Dedicação às suas pesquisas e reflexões, escreveu, por volta de 490 a.C., uma obra que receberia depois o título de "Sobre a Natureza", da qual existem mais de 100 fragmentos que, por seu caráter enigmático, explicam por que seu autor recebeu o cognome de "Obscuro"
Seus escritos refletia sobre ciência, teologia e relações humanas, além de criticar o pensamento vigente dos poetas épicos e até de Pitágoras, a quem chamou de impostor.
Teoria do devir tudo que existe está em permanente mudança ou transformação, nada é estático é sim dinâmico tudo flui e nada fica como é. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso e o que temos diante de nós em dado momento é diferente do que foi há pouco e do que será depois.
“... Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois da segunda vez, tanto rio, como nós estaremos mudados...”.
Quando descemos para tomar um banho de rio, numa tarde de Sol no momento que entramos nesse rio há uma série de fatores que nos cercam, como a temperatura da água e sua velocidade, os minerais que por ali passam, os peixes, as pedras no fundo estão numa certa posição, contém certas substâncias agregadas a elas e etc... assim como o rio, que se encontra numa série de "transformações", nós também participamos dessa mesma transformação, como: a pulsação que temos, os movimentos