PLANEJAMENTO, DELINEAMENTO E EXPERIMENTAÇÃO E INDICADORES TÉCNICOS E ECONÔMICOS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS
757 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSOCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
PLANEJAMENTO, DELINEAMENTO E EXPERIMENTAÇÃO E INDICADORES TÉCNICOS E ECONÔMICOS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS
SINOP
MATO GROSSO - BRASIL
2014
INTRODUÇÃO
Sistema agroflorestal é uma forma de uso ou manejo da terra, onde se combinam espécies arbóreas (lenhosas ou frutíferas) com cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou em sequência temporal e que traz benefícios econômicos e ecológicos. Tem como objetivo a otimização da produção por unidade de área, com o uso mais eficaz dos recursos (solo, água, luz, etc.), da diversidade de produtos e da interação positiva entre os componentes.
É uma opção para produtores familiares, pois, graças à diversidade de produtos, fornece numerosos serviços socioambientais, além de uma ótima rentabilidade.
O sistema agroflorestal que combina espécie arbórea com cultivos agrícolas e animais é chamado de sistema agrossilvipastoril.
Um exemplo de sistema agrossilvipastoril são os quintais florestais, onde há a possibilidade do estabelecimento e manejo de plantas e animais úteis ao homem no entorno da sua moradia.
Quintais florestais possuem arranjo espacial irregular, sendo as plantas estabelecidas por ordem de oportunidade, como época de aquisição, espaço disponível e regeneração natural. Possuem perfil multiestratificado e grande diversidade de espécies, sendo a última dependente das condições socioculturais do proprietário. Há também em um quintal florestal, a criação de animais de pequeno porte, como: galinhas, porcos, caprinos, ovinos, até mesmo gado de leite, entre outros. A criação destes animais nesta área é de suma importância, pois adicionam matéria orgânica no solo, além de uso para alimentação.
Este tipo de sistema agroflorestal é uma ótima escolha para os assentamentos do nosso país, pois alem de promover uma agroecologia nas famílias assentadas, dão o