Rh diabo
Uma reflexão sobre o filme: "O Diabo Veste Prada".
Apesar de previsível, quem o assistir com uma visão crítica vai visualizar muitas situações que são expostas em aulas de Administração. Você irá perceber situações que envolvem desde o momento da seleção, da importância de se preparar para uma entrevista, das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, de como lidar com os grupos informais até a Gestão de Pessoas e os estilos de liderança.
Andréa Sachs, recém-formada em jornalismo, muda-se para Nova York, a fim de conseguir emprego como articulista em alguma revista da cidade. Mas, ela acaba conseguindo trabalho somente na revista de moda Runway.
Postura durante a seleção
Sua postura simples durante a entrevista não foi adequada ao perfil da vaga e ao ambiente e, além disso, sequer procurou certificar-se dos dados da organização para a qual estaria candidatando-se. Fica desconcertada quando Miranda perguntou-lhe se lia a revista Runway e se a conhecia. Percebe-se que somente quando Andréa chega para a entrevista, é que começa a entender que seria preciso mais que iniciativa e determinação para vencer aquele desafio. E, quase que no final da entrevista, com ar de simplicidade a candidata conseguiu demonstrar em poucas palavras suas habilidades e competências ao destacar o trabalho que realizava na universidade, despertando assim o interesse da editora-chefe.
Esta postura serve de alerta para as pessoas que procuram uma colocação as quais devem se planejar para buscar um emprego e focar o negócio a que se propõem. O planejamento pode evitar sua exposição desnecessária e mais dissabores. A contratação de Andréa ocorreu muito mais pela sensibilidade da gestora que focou o comportamento da candidata, a qual, sem ao menos perceber, exemplificou um contexto, uma ação e um resultado (CAR) tão exigido nas entrevistas por competência, quando disse que era inteligente, tinha facilidade de aprendizado e era