AS SEMENTES DE DEUS
“Eis que saiu o semeador a semear” Marcos 4:3
As parábolas constituem uma forma de Jesus falar ao povo, por meio de comparações simples de forma a se lembrarem e compreenderem as verdades espirituais.
Em Marcos 4:1-20, lemos a Parábola do Semeador, onde verificamos que Deus lança Suas sementes boas e puras no coração do homem, gerando Seus frutos. No entanto, estas sementes algumas vezes encontram obstáculos, resistência e inimigos, conforme podemos constatar na segunda parte da parábola: Marcos 4:14-20.
Os obstáculos podem ser divididos em três “grupos”:
1) “E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações” (versículo 15) – Os que estão à beira do caminho:
Satanás rouba, arranca o que Deus semeou, cumprindo seu propósito descrito em João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir.” Satanás rouba daquele que está à beira do caminho – aquele que está como “espectador de Deus”, bem intencionado, ouvinte, apenas “simpatizante do Evangelho”.
É histórica a sede do povo por milagres e espetáculos apenas: já nos tempos de Jesus, após sua morte e ressurreição, sua igreja foi reduzida de milhares a apenas 120 membros. Quando estamos “em cima do muro” com relação às coisas de Deus, o diabo apresenta-nos outras coisas, com intenção de roubar as sementes que Deus plantou.
Antes de prosseguir com esta leitura, reflita: em que lugar VOCÊ escondeu a palavra de Deus? A resposta correta deve ser a que nos é dada pelo salmista: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmos 119:11). Aquele que tem a palavra guardada em seu coração, o diabo não pode roubar! O coração que crê e que tem nele a Palavra de Deus guardada, obedece!
Muitas vezes, as pessoas deixam de ser fiéis por coisas pequenas: morrem espiritualmente por estarem onde Deus não disse para estarem. Jamais se esqueça: A