As sementes do reino
TEMA: AS SEMENTES DO REINO – Mateus 13.1-23
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Rodízio de Livros da Bíblica: Cada pessoa deve falar um livro da Bíblia até completar toda a sequência! (Pode colar)
LOUVOR E ADORAÇÃO: Todo ser que respira louve ao Senhor!! Vamos louvar àquele que vive e reina! (Lembre-se de fazer cópia dos cânticos)
CONFISSÃO DA PALAVRA: Salmo 119.98-100
EDIFICAÇÃO: Mateus é um livro que trata a respeito do reino. Mateus mostra Jesus como Messias prometido que veio para estabelecer o seu reino na terra. Portanto, ao ler o evangelho de Mateus temos que ter em mente o reino. O que é o reino? No Evangelho de Mateus encontramos sete parábolas sobre o reino. E na maioria delas nós vamos encontrar a expressão: “Porque o reino dos céus é semelhante a alguma coisa...” O reino dos céus tem três aspectos: a) A aparência do reino: O que é a aparência? A aparência é a sua esfera? Hoje estamos aqui no mundo. Existem milhões de pessoas que se dizem cristãs. Todavia, não significa que elas são salvas. Há muita coisa que tem aparência do reino. Mas não tem a realidade do reino de Deus. b) A realidade do reino: O que é a realidade do reino? É quando você nasce de novo e o reino de Deus entrar dentro de você. E você começa a praticar os princípios de Mateus 5, 6 e 7. Esses textos falam da realidade do reino. Então o reino dos céus tem uma aparência exterior, mas tem uma realidade interior. c) O aspecto futuro: O reino dos céus tem o aspecto futuro que é o reino milenar quando o Senhor Jesus reinará e nós reinaremos com ele durante esses 1000 anos. Essa será a recompensa dos vencedores! O verso três começa dizendo que o semeador saiu a semear. Vamos começar vendo o que é essa semente que está sendo semeada:
F.T.: Em primeiro lugar...
I – A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS: (Vv 19-23) 1.1. Do verso 19 ao verso 23 nós encontramos várias referências falando que a semente é a Palavra de Deus.