Comentários sobre o filme "o diabo veste prada"
O filme nos traz uma reflexão sobre o sistema de RH, a luta de uma profissional recém-formada para conseguir o seu 1º emprego e a conduta de uma líder dominadora. O “assédio moral”, embora tão antigo quanto ao trabalho, tornou-se um tema muito discutido nos dias atuais e no filme, naquele ambiente de trabalho, se passou como uma coisa corriqueira.
“O DIABO VESTE PRADA” passou uma aula de recursos humanos. As situações ocorridas desde o momento da seleção, as dificuldades enfrentadas no ambiente de trabalho, a gestão de uma líder ditadora e a garra da liderada Andreia pode nos servir de lição.
A primeira coisa que observei na personagem Andreia durante a entrevista foi a sua postura inadequada à vaga. Ela não tinha nada a ver com aquele ambiente, até mesmo pela sua maneira de vestir, e nem sequer pesquisou com antecedência sobre que tipo de organização era aquela revista. Moda, então, era o que menos entendia.
Eu me perguntaria: no lugar da Andreia arriscaria a uma entrevista para uma vaga sem saber nada sobre a organização?
R- Claro que não, se já é tão difícil enfrentar a seleção no RH de uma organização onde já conheço a sua missão, imagina me arriscar no desconhecido e correr o risco de me traumatizar numa entrevista. Vejo a entrevista da Andreia como desastrante e humilhante. O olhar da Sra. Miranda a despiu dos pés a cabeça, pois as suas roupas eram verdadeiros trapos para aquele ambiente.
Enfim, a Andreia arriscou e foi contratada. Agora eu me perguntaria: desistiria, se estivesse no lugar dela?
R- Não desistiria, pois na vida tudo vale com aprendizado. Só o fato de ocupar aquela vaga, não tendo perfil adequado, já estava valendo. O desconhecido é desafiador, superar limites e encontrar soluções quando tudo parece perdido é gratificante.
Outro questionamento: sendo a “líder” Miranda extremamente exigente, qual a razão para contratar a inadequada jornalista?
R- Vejo que a jornalista