reynolds
Faculdade de Engenharia Mecânica - FEMEC
Mecânica dos Fluidos – MfLab
EXPERIÊNCIA DE REYNOLDS
20 de setembro de 2013, Uberlândia – MG
1 – Considerações Iniciais
1.1 – Introdução / Objetivo
Este relátório tem como objetivo estudar a experiência proposta por Reynolds durante o século 19. Na situação feita por ele, objetivamos observar e comparar os tipo de escoamentos imcompressíveis com os limites impostos por Reynolds.
A experiência de Reynolds (1883) demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um fluido colorido (corante).
Durante o trabalho iremos descrever todo o procedimento realizado pelo pesquisador e com base em estudos e pesquisas, tal trabalho será comparado com a teoria vista em sala de aula com os professores Aristeu Silveira Neto e Elie Luis Martínez Padilla.
1.2 – Sobre Osborne Reynolds
Osborne Reynolds foi um cientista e engenheiro nascido em Belfast, na Irlanda. Estudou matemática em Cambridge, onde se graduou com méritos em 1867 e ,depois de formado, tornou-se professor, pesquisador e escritor de trabalhos científicos. Trabalhou com grande ênfase em projetos de bombas centrífugas.
Reynolds continuou ativo como professor de engenharia da Universidade de Manchester até 1905, quando se aposentou com problemas de saúde. O cientista escreveu mais de 70 teses, a maioria sobre as aplicações da física na engenharia.
Foi pioneiro na introdução da viscosidade no estudo do limite entre o regime laminar e o turbulento com a criação do número de Reynolds, que relaciona forças de inércia com as de viscosidade.
2 – Desenvolvimento 2.1 – Fundamentos Teóricos
O número de Reynolds