Revoluções Burguesas
Inconfidência Mineira
Beatriz Borges Fernandino – 2 Clara Almeida Mares – 7 Fernanda Quintão Ferreira – 12 Julia Andrade Nastrini – 26 Luiza Queiróz Soares – 35
02/12/2014
Índice
1. Introdução
2. Defesa da filosofia liberal-burguesa
3. Interpretação do livro
Introdução
O grupo explora no desenvolvimento do trabalho os ideais liberais-burgueses presentes na Inconfidência Mineira, movimento realizado em 1789 na capitania hereditária de Minas Gerais. Além disso, é abordado a temátca do livro “A revolução dos Bichos”, de George Orwell.
Defesa da filosofia liberal-burguesa
A Inconfidência Mineira foi uma tentativa de revolta ocorrida no século XVIII, que buscava a liberdade do povo brasileiro através da independência das minas e do rompimento com o pacto colonial. A principal causa do evento foi a intensa opressão do governo português, sobretudo economicamente, uma vez que o ouro estava acabando e os impostos cobrados pela Coroa eram muito altos. O governo, no entanto, não tinha políticas justas com todos, provocando uma grande insatisfação no povo e deixando a burguesia muito prejudicada.
A Inconfidência atestou os ideais da alta burguesia à medida que esta ascendia cada vez mais no mundo. O movimento, também, foi altamente influenciado pelo Iluminismo vindo da Europa. Os principais ideais iluministas que motivaram os inconfidentes foram o fim do colonialismo e do absolutismo monárquico, instauração de uma República, além de liberdade econômica e religiosa.
A conjuração defendia a quebra da dependência com a Coroa Portuguesa, que controlava a economia da colônia trazendo prejuízo para a população. Com a revolta, a população ganharia uma maior liberdade de expressão e