Relat rio Viscosidade COMPLETO
A determinação do massa específica e do coeficiente de viscosidade dos líquidos é de fundamental importância para o mundo petrolífero, pois cada tipo de substância vai agir de maneira diferente em uma tubulação, por exemplo.
A viscosidade de um fluido depende consideravelmente das condições de temperatura e pressão. Levando em conta a pressão e temperatura ambiente, a viscosidade a depender é inversamente proporcional a densidade do fluido, não que isso seja sempre, pois submetendo o fluido a pressões elevadas pode ocorrer de a densidade ser diretamente proporcional à viscosidade.
A viscosidade atua num fluido como força dissipativa atuando contra o movimento do líquido em uma tubulação, isso quer dizer que quanto maior a viscosidade de um corpo, mais difícil será escoá-lo.
A unidade que se expressa à densidade no SI (Sistema Internacional), é o kg/m³ ou também o g/cm³. Relaciona a massa de um corpo presente num determinado recipiente com o volume do mesmo. Já a viscosidade é relativa, isso quer dizer que é adimensional (não apresenta unidade de medida), relaciona a viscosidade absoluta do líquido que deseja com um líquido de referência que nesse caso é a água com uma massa específica de 1000kg/m³ ou de 1 g/cm³. Caso a utilização seja de um gás, utiliza-se o ar como referência.
Através do laboratório foi possível calcular a viscosidade de determinadas substâncias usando o Viscosímetro de Ostwald e a densidade pôde ser calculada através do uso de um Picnômetro de 50 ml.
2. OBJETIVOS
Determinar o coeficiente de viscosidade de alguns líquidos a temperatura ambiente, utilizando o viscosímetro de Ostwald, e a densidade, utilizando o picnômetro.
3. REVISÃO DA LITERATURA
A viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura, sendo assim quanto maior for a viscosidade do líquido, menor o escoamento. A viscosidade de um líquido surge das forças entre as moléculas, pois quando as