revolução
DONA EMILY
COMO ERA O SEU TRABALHO DE ARTESÃO?
TUDO O QUE EU PRODUZIA ERA VOLTADO PARA O MUNDO FEMININO COLARES BRINCOS E TUDO ERA PRA MIM POIS FAZIA O SERVIÇO NA MINHA CASA
O QUE ACONTECEU COM O SURGIMENTO DAS FÁBRICAS?
TODOS OS ARTESAES SE REUNIRAM E COMERAÇARAM A TRABALHA JUNTOS SÓ COM UMA DIFERENÇA O QUE ERA PRODUZIDO ERA PRO DONO DO LUGAR E TINHAMOS QUE DIVIDIR O LUCRO COM ELE E MUITAS DAS VEZES ELA FICAVA COM A MAIOR PARTE.
COMO ESTA SUA VIDA HOJE?
ESTOU DESMPREGADA SEM PODER PRODUZIR POR CASO CONTRARIO EU SOU PRESA E AQUILO QUE ERA A MINHA RENDE SIMPLESMENTE VIROU A RENDA DOS OUTROS.
O desenvolvimento industrial arruinou os artesãos, pois os produtos eram confeccionados com mais rapidez nas fábricas. A valorização da ciência, a liberdade individual e a crença no progresso incentivaram o homem a inventar máquinas.
ENTREVISTADO GUSTAVO
THOMAS
QUAL FOI O MOTIVO DE VOCÊS SE REBELAREM?
PRIMEIRO OS PATRÃOS QUERIAM REDUZIR NOSSO SÁLARIO E O QUE NÓS GANHAVAMOS MAU DAVA PRA SOBREVIVER
QUAL FOI O PRIMEIRO ATO?
COMEÇAMOS A REUNIR PESSOAS PARA NOSSO MOVIMENTO O PRIMEIRO ATO INVADIMOS A FABRICA E COMEÇAMOS A LUTAR POR NOSSOS DIREITOS.
O QUE SURGIRAM A PARTIR DAI?
SURGIRAM OS SINDICATOS DOS TRABALHADORES, E PRINCIPALMENTE AS GRAVES QUE ERA UM MEIO DE MOSTRAR A NOSSA FORÇA
Enquanto os burgueses se reuniam em grandes festas para comemorar os lucros, os trabalhadores chegavam à conclusão que teriam que começar a lutar pelos seus direitos.
O chamado foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores. O movimento ludita era formado por grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas.
Os ludistas conseguiram algumas vitórias, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma rebelião.
Além do ludismo , surgiram outras organizações operárias, além dos sindicatos e das greves.
Em 1830, formou-se na Inglaterra o movimento cartista. Os cartistas redigiram um documento chamado “Carta do Povo” e o