sistemas de trem de pouso
1 - Cite os principais tipos de trens de pouso e descreva suas principais características.
Os trens de pouso são instalados na estrutura primária das aeronaves e possuem a finalidade de suportar todo o peso da aeronave durante as operações em solo. A maioria deles é equipada com rodas para facilitar o deslocamento em superfícies rígidas como as pistas de taxi, pouso e decolagem dos aeroportos. Outros tipos possuem esquis, como é o caso dos helicópteros, balões e aeronaves que são adaptadas para pousos na neve e lagos congelado. Há ainda a categoria dos hidroaviões que possuem flutuadores instalados. Existem ainda modelos de aeronaves que possuem dois tipos diferentes de trens instalados em um mesmo conjunto como flutuadores e rodas e esquis e rodas. O objetivo é aumentar a flexibilidade da operação da aeronave em diversos tipos de terrenos.
2 - Descreva o funcionamento do sistema de controle direcional do trem de pouso do nariz de uma aeronave tri ciclo.
O trem de pouso de nariz da maioria das aeronaves que possuem a configuração triciclo é controlável por um conjunto de hastes mecânicas ou por atuadores hidráulicos. Estes últimos mais utilizados em aeronaves de grande porte. O comando é feito por meio dos pedais do leme de direção ou de um volante, ambos localizados na cabine do piloto.
3 - Cite a função dos componentes abaixo:
a) Torsion links
Ela faz a ligação entre o conjunto onde estão instaladas as rodas e o restante do trem. Na torsion link existe um amortecedor, o main gear dumper, que auxilia na redução da vibração entre estes dois cilindros.
b) Shock strut
O shock strut é composto de dois cilindros concêntricos, um dentro do outro, que se movimentam para cima e para baixo quando a aeronave esta em movimento no solo.
c) Wheels
As rodas são os componentes dos trens de pouso que permitem a aeronave deslocar durante sua operação em solo. Elas estão instalados no eixo do cilindro interno