arte da gerra
No capítulo I Sun Tzu delibera os principais preceitos para se seguir e respeitar quando se está em guerra. Tais preceitos ou fatores são: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Um general que não acata tais fatores ou não os emprega de forma coesa ao seu exército, tenderá a ser derrotado.
"A doutrina engendra a unidade de pensamento; inspira-nos uma mesma maneira de viver e de morrer, tornando-nos intrépidos e inquebrantáveis diante dos infortúnios e da morte". (TZU, 2009, p. 21).
Quanto ao tempo, Sun Tzu não refere-se no sentido cronológico mas sim num sentido meteorológico, nesse caso, ele diz que é importante perceber o clima durante os dias que se travará as batalhas, pois o calor, o frio, a chuva e a neve poderão interferir no desempenho dos soldados e poderão se tornar obstáculos para ambos os lados.
"O espaço, como o tempo, não é menos digno de nossa atenção. Se o estudarmos bem, teremos a noção do alto e do baixo; do longe e do perto; do longo e do estreito; do que permanece e do que não cessa de fluir". (TZU, 2009, p. 20).
"Entendo por comando a equidade, o amor pelos subordinados e pela humanidade e pela humanidade em geral. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são as qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general. São virtudes necessárias que devemos adquirir a qualquer preço. Somente elas podem tornar-nos aptos a marchar dignamente à frente dos outros". (TZU, 2009, p. 20).
Para Sun Tzu a disciplina é um dos fatores fundamentais para o comando, pois um líder indisciplinado não gera confiança e respeito em seus subordinados; por sua vez, um exército insubordinado tende a se tornar vulnerável e a coabitar a desordem. Sun tzu diz que a disciplina é a arte de ordenar as tropas, de respeitar as hierarquias de fazer que as hierarquias e as ordens sejam respeitadas e seguidas com rigor; estar ciente dos deveres e obrigações de cada um;