Adaptações Cardiovasculares ao mergulho
Imagem 1 - Coração
Disciplina: Sistemas Morfológicos e Funcionais II
Professora: Doutora Cláudia Barrias
Data da entrega: 01-06-2011
Este trabalho foi elaborado por:
António Jorge Rodrigues Ramos, 10100488
Sandra Maria Pereira Moreira Carvalho, 10100695
Sofia Inês Reis Sobral, 10100525
Susete Ponte Pascoal, 10100529
Índice
Introdução……………………………………………………………………………...3
Adaptações Cardiovasculares ao mergulho………………………………………..8
Conclusão…………………………………………………………………………….17
Bibliografia……………………………………………………………………………18
Introdução
O CORAÇÃO
É um órgão vital do corpo humano, muscular, que bombeia o sangue, permitindo a sua circulação pelo organismo, através das veias e das artérias.
Este processo dura, aproximadamente 45 segundos, em repouso; bate cerca de 100000vezes /dia e bombeia, aproximadamente 5l de sangue.
O coração – órgão muscular – tem forma cónica ou pirâmide triangular, è castanho avermelhado, com cavidades, protegido e envolvido pelo pericárdio; está dividido em duas partes, por um septo. Cada uma das partes é constituída por uma aurícula e um ventrículo. Na metade direita, circula sangue venoso e na metade esquerda, sangue arterial. As aurículas comunicam com os ventrículos por meio de válvulas: - aurículo-ventricular, mitral ou bicúspide, do lado esquerdo e, tricúspide do lado direito. Ao coração estão ligadas as artérias e as veias.
O coração, artérias, veias e capilares formam o Sistema Cardiovascular. De uma forma simples, o coração bombeia o sangue que viaja pelas artérias até atingir os tecidos do corpo. As artérias por sua vez dividem-se em pequenos capilares, local onde os tecidos e o sangue efectuam a troca gases e de matéria. As veias que transportam o sangue de volta até ao sistema respiratório e coração, recomeçando este ciclo novamente.
O sangue oxigenado que chega do sistema respiratório entra no coração pelo lado esquerdo, que o bombeia através da Aorta, a