Livro - A ARTE DA GERRA
A Arte da Guerra é apresentada em treze capítulos, que explica diversos aspectos da estratégia militar.
Diante disso, o autor nos leva a trazer a obra para os dias atuais no mundo dos negócios é evidente a presença da concorrência e competitividade no mercado. Hoje o diferencial do Profissional de
Segurança é seu conhecimento bagagem indispensável suas ferramentas de trabalho o plano estratégico elaborado para encarar essa verdadeira guerra.
1. Planejamento: Antes de iniciar qualquer ação é necessário determinar cinco aspectos de vital importância: o caminho, o clima, o terreno, a liderança e a disciplina;
2. Condução da Guerra: destaca as consequências internas da guerra e coloca a ênfase na rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado; 3. Estratégia; (do grego antigo stratègós, de stratos, "exército", e ago, "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general").
Criando uma analogia entre o Mundo dos Negócios e a Guerra”, os objetivos de um General é consolidar seu governo dentro de um território existente, assim ou ele vai tomar a defesa do seu território ou vai expandir e conquistar outros para evitar justamente que uma ameaça venha lhe causar algum sobre salto ao seu poder.
“SUN TZU”. Aquele que possui minucioso conhecimento de si mesmo e do inimigo está fadado a vencer todas as batalhas. Aquele que conhece a si mesmo, mas não ao inimigo tem chances iguais de vencer ou perder. Aquele que não conhece nem a si mesmo nem ao inimigo está fadado a perecer em todas as batalhas”.
4. Disposições Táticas (ou O Poder da Defesa): coloca a ênfase na disposição das tropas no terreno e declara que o segredo da vitória está na adaptabilidade.
5. Energia em Potência: é relevada a força, ou o ímpeto, a estrutura dinâmica do grupo em ação, a coordenação, a coerência da organização e são apresentados diversos métodos de ataque e defesa; 6. Pontos Fortes e Fracos: destaca a