Introdução
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE HISTORIA LICENCIATURA
DISCIPLINA: HISTORIA MEDIEVAL
PROF. ADRIANA ZIERER
ANA PAULA BATISTA PROTACIO
AS CRUZADAS
HILÁRIO FRANCO JÚNIOR
SÃO LUIS
2012
BIOGRAFIA DO AUTOR
Hilário Franco Júnior nasceu em 15 de novembro de 1948, em São Paulo, onde realizou toda sua escolaridade dos antigos Primeiro e Segundo graus (Colégio Dante Alighieri), bem como universitária. Hilário Franco Júnior é medievalista, especialista em mitologia medieval, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), tendo feito seu pós-doutorado com Jacques Le Goff na ÉcoledesHautesÉtudesenSciencesSociales. A maior parte de suas publicações também tem como tema a História Medieval, dentre elas duas premiadas com o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro ("A Eva barbada - Ensaios de mitologia medieval" e "Cocanha - A história de um país imaginário").
Resumo da obra
Esta palavra não era aceita no momento histórico para o qual a aplicamos de fato o termo aparece em meados do século XIII quando o fenômeno histórico já perdia sua força. Os textos medievais falam geralmente em peregrinação, guerra santa, expedição da cruz, e passagem. Quando surgiu a expressão “Cruzada” do fato de seus compartes considerarem-se “soldados de Cristo”, marcados pelo sinal da cruz e por isso bordarem uma cruz na sua roupa.
As Cruzadas procederam de um conjunto de fatores materiais e psicológicos as que buscavam a Terra Santa recebem tradicionalmente números no caso das expedições oficiais ou nomes Cruzadas popular Cruzada de Crianças para indicar a composição social diferente de outras. As Cruzadas não se resumem apenas em um fenômeno religioso do governo ocidental ela é um conjunto de acontecimentos abstrusos que só ganham sentido quando arriscamos mostrar dentro do quadro do feudalismo, neles surgiram às crises sociais, a aceleração da transformação estrutural,