Revolução Urbana
Revolução Industrial
A dominação é praticada desde a existência dos primeiros grupos humanos habitantes da terra. De acordo com Gordon Childe, há evidencias arqueológicas que na era primitiva já havia empreendimentos desde organização na hora da caça, divisão de trabalho, o planejamento e logística, os lideres já existiam.
Muitas das idéias e práticas atuais têm raízes antigas procurando resolver problemas das organizações, os quais todas têm. O que ocorre hoje são as técnicas atualizadas a cada momento histórico.
A administração passou a ser estudada como ciência a partir da Revolução Industrial, mas, porem isso não significa que antes da revolução não existia. A historia pode ser dividida em três partes:
* A Fase Teocrática onde os profetas administravam em nome e como mandatários de Deus.
* A Fase Empírico–prática, nesta os administradores agiam pelas suas experiências. Repetiam os atos e fatos quando seus resultados fossem positivos.
* A Fase Científica, estudava-se a relação de causa e efeito e conhecimento, até mesmo os resultados antecedentes. Dando a eles possibilidade de corrigir e intervir nos processos administrativos.
Até o início da Revolução Industrial não havia um modelo de administração e os que existiam eram baseados nos modelos administrativos da igreja e da organização militar.
A administração surgiu com os primeiros agrupamentos humanos, mas foi com o surgimento das cidades que se iniciaram as práticas de administração pública e o surgimento de funcionários públicos, a invenção da contabilidade, planejamento em longo prazo, legislações, dentre outros. Na Babilônia, a 2000 Ac havia métodos para controlar o estoque, incentivos salariais e o “Código Hamurabi” com princípios administrativos. Na China surgiu a “Assessoria”, pelo Imperador Yao, e na Grécia a administração democrática, o método de investigação sistemática e a preocupação com a qualidade voltada para a felicidade dos cidadãos.
Roma foi um império