empreendedorismo
ESTUDO DE CASO: GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR como requisito parcial para avaliação das disciplinas: Gestão da Qualidade e Indicadores hospitalares, Auditoria e Avaliação da Qualidade, Marketing de Serviços e Relacionamento, Ética Política e Sociedade Metodologia 5º semestre sob orientação do tutor. Mariedna.
Salvador
2013
Introdução
A preocupação com o ambiente hospitalar é antiga. Os registros históricos servem para comprová-la. Na antiga Grécia a medicina, hipocrática, considerava que o bem-estar dos indivíduos era influenciado pelos fatores ambientais. Sendo assim o conceito de hospital evolui, de acordo com o contexto cultural e as condições sociais de cada época. Atualmente, para a Organização Mundial da Saúde, “[...] o hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência médica, preventiva e curativa, incluindo serviços extensivos à família em seu domicílio e ainda um centro de formação dos que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais” (HAUSER, 2009, pp. 2-3).
Em meio as oscilações do setor de saúde, cada vez mais organizações tem reconhecido a importância de adotar ferramentas de gestão para enfrentar situações de instabilidade e ampliar o aproveitamento de cenários favoráveis ao investimento, as instituições tem, focado no aprimoramento de processos, visando criar condições para ser reconhecida pela excelência na assistência hospitalar
Neste sentido, a gestão da qualidade esta diretamente relacionada a atividades administrativas logísticas e produtividade nos mais variados sistemas econômicos, sejam públicos ou privados.
A definição de gestão da qualidade é um conjunto de normas e técnicas de otimizações dos serviços, produção, processos