Da revolução industrial a revolução urbana
A Administração existe desde a Antiguidade. As expedições com suas rotas e planejamentos antecipados podem ser considerados embriões de empresas. O primeiro exemplo de administração encontra-se na bíblia com o conselho de Jetro a Moises onde dividisse o exercito em 10, 100 e 1000 delegando a as responsabilidades. A administração não é tão antiga quanto suas práticas, as técnicas administrativas existem há muito tempo porém atualmente a solução dos problemas é diferente pois o contexto está em contínua evolução.
-Revolução Agrícola
O agrupamento de seres humanos formados por coletores, caçadores e pescadores evoluíram para a Revolução agrícola. Com a Revolução Agrícola a economia de subsistência passada a dar lugar a produção rural e a divisão social do trabalho. A Revolução Agricola evolui para Revolução Urbana onde surgem as cidades e estados considerados as primeiras organizações formais. A formação das Cidades e Estados demandam a criação de técnicas administrativas, pois a complexidade dos problemas aumentam. Algumas das contribuições para Administração que acontecem nessa época segundo Maximiano (2000) são: O surgimento de cidades e Estados, a invenção da contabilidade primitiva, grupos de dirigentes especializados e sacerdotes-reis, a democracia praticada nas cidades-estados, entre outros.
Maximiano aborda sete civilizações e suas contribuições para a Administração, são elas: Os Sumérios, Os Egípcios, Os Babilônios e Assírios, A China, A Grécia e Roma. Os sumérios contribuíram para a administração, pois aprenderam a lidar com abundância de água da Mesopotâmia criando “Sociedades de Irrigação”. Os sacerdotes-reis mandaram construir templos que eram verdadeiros centros de Administração. Além de utilizarem a aritmética, criaram a Administração Pública. Os egípcios aprenderam a planejar a longo prazo, pois com a regularidade das inundações do Nilo eles criaram o calendário de 12 meses e podiam planejar a época de